alarme residencial

Alarme Residencial – Sistema Básico Completo

Estaremos tratando neste tópico sobre o sistema de alarme residencial e neste primeiro momento será falado sobre o sistema mais básico.

O sistema de alarme residencial tem a função de alertar sobre uma invasão no local protegido. Este alerta pode ser via sonoro por sirene, via ligação telefônica ou mensagem SMS via discadora.

Os principais itens que compõem um sistema de alarme residencial são: central de alarme, sensor, controle remoto, sirene, bateria selada, cabo multicores 4 vias e discadora telefônica.

Central de alarme: Este é o principal item que compõe um alarme residencial. É responsável por gerenciar o sistema, recebe o comando dos sensores e do  controle remoto, faz o processamento para disparar a sirene, libera o acionamento da discadora, arma / desarma, distribui a alimentação para os sensores, sirene, entre outras operações. Em várias centrais de alarme a discadora é incorporada.

Sensor: O sensor é responsável por detectar a invasão no local e enviar um comando para a central de alarme. Temos como os modelos mais utilizados sensor de presença, sensor de abertura e sensor de barreira. Os sensores podem ter sua ligação por cabo ou por transmissão sem fio.

Controle remoto: Este é responsável por armar e desarmar a central de alarme. A sua comunicação com a central de alarme é por transmissão sem fio mediante cadastramento de frequência da mesma.

Sirene: A sirene é quem faz o sinal sonoro alertando que o sistema de alarme residencial foi violado. A sua comunicação com a central de alarme é por cabo. Normalmente é usado a sirene com 120db de potência e para locais onde é necessário um som mais alto é usado a sirene corneta.

Bateria selada: A bateria alimenta a central de alarme em casos de quedas ou cortes de energia, desta forma o sistema de alarme residencial fica sempre funcionando. A bateria selada é acionada quando acaba a energia elétrica, ao restabelecer a energia a central recarrega a bateria. Normalmente a bateria é com 12V e 7 amperes.

Cabo multicores 4 vias: O cabo faz a ligação dos sensores e da sirene com a central de alarme. Alguns sensores precisam de 2 vias e outros de 4 vias, a sirene precisa de 2 vias. Normalmente o cabo mais utilizado é o multicores 4 vias nas cores vermelho, preto, amarelo e verde.

Discadora telefônica: Este produto é ligado na central de alarme e quando acionada faz a ligação ou envio de mensagem SMS para os números programados na mesma. Existe discadora para ser instalada com linha fixa e discadora para chip GSM de celular. Em algumas centrais de alarme a discadora já é incorporada na mesma.

Nos dias atuais está sendo cada vez mais utilizado o alarme em casas, comércios e industrias.

Em outro tópico estaremos falando sobre sistema de alarme residencial com monitoramento pela Internet e também mais detalhamento sobre os tipos de sensores.

Para maiores informações, acesse nossa loja virtual em www.tudosegcftv.com.br

 

Você poderá gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *